Superheroes Marvel/DC

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Super Powers Estrela



No final de 1987 a Estrela anunciou o lançamento da série SUPER POWERS, muito querida até hoje por vários colecionadores (é a menina dos olhos do desenhista Alex Ross). Baseada nos clássicos personagens da DC Comics, tinha como referência o desenho da Warner SuperAmigos. As figuras eram bem detalhadas com cerca de 12cm e com articulações e movimentos. Cada personagem possuia um movimento diferente que era o grande destaque da série. Quando precionava-se as pernas ou braços do personagem ele fazia um movimento. Todos acompanhavam uma revistinha (mini-comic). Havia anúnios em diversas revistas em quadrinhos com uma história envolvendo os personagens cujo o final era... " só você sabe!", e o mesmo slogan era utilizado em comerciais na TV. Com certeza foi uma das melhores campanhas publicitárias envolvendo figuras de ação no Brasil.

A 1ª série da Estrela contava com 10 personagens e 2 veículos:
- Figuras
01 - Superman
02 - Batman
03 - Robin
04 - Mulher Maravilha
05 - Flash
06 - Aquaman
07 - Gavião Negro
08 - Coringa
09 - Pinguin
10 - Brainiac
- Veículos
01 - Batmóvel
02 - Supermóvel

- Cartela do Gavião Negro











A 2ª série da Estrela contava com um reforço de 7 personagens e 2 veículos:
- Figuras
11 - Lanterna Verde
12 - Arqueiro Verde
13 - Cyborg
14 - Shazam
15 - Homem Borracha
16 - Lex Luthor
17 - Darkseid
- Veículos:
03 - Batcóptero
04 - SuperDelta

- Cartela do Darkseid




Mas como sempre não tivemos uma continuidade na série e a Estrela não lançou os demais personagens. A segunda série teve seus personagens escolhidos conforme assistíamos seus desenhos.
O Lanterna Verde e o Lex Luthor deveriam ter sido lançados na 1ª série. O Arqueiro Verde e o Darkseid eram originalmente da 2ª série da Kenner. Como Cyborg fazia sucesso na TV na serie dos SuperAmigos e o Homem Borracha e Shazam (Capitão Marvel) tinham suas animações sendo transmitidas pela Rede Globo, foram lançados por aqui tomando o lugar dos demais personagens da 2ª série, pois eles foram lançados nos EUA na 3ª série.

O curioso desta série nacional foi o Batman. Em 1989 foi lançado o primeiro filme do Batman de Tim Burton. No mesmo ano a Toy Biz lançou nos EUA uma série de bonecos que NÃO foram trazidos para cá. Como a Estrela era detentora dos direitos autorais do personagem aproveitou a oportunidade e produziu a figura do Batman de Super Powers na cor preta, imitando o boneco original da Toy Biz. Inclusive o layout da cartela era um copia da original.

*********************************************
Super Powers Kenner

Checklist da 1ª Série
- Figras
01 - Aquaman *
02 - Batman *
03 - Brainiac *
04 - Flash *
05 - Green Lantern (Lanterna Verde) *
06 - Hawkman (Gavião Negro)*
07 - Joker (Coringa)*
08 - Lex Luthor *
09 - Penguin*
10 - Robin*
11 - Superman*
12 - Wonder Woman (Mulher Maravilha)*



- Veículos
01 - Batmobile*
02 - Supermobile*
03 - Hall of Justice (Palácio da Justiça)
04 - Lex-Soar 7

Checklist da 2ª série
- Figuras
01 - Darkseid*
02 - DeSaad
03 - Dr. Fate
04 - Firestorm
05 - Green Arrow (Arqueiro Verde)*
06 - Kalibak
07 - Mantis
08 - Martian Manhunter
09 - Parademon
10 - Red Tornado
11 - Steppenwolf



- Veículos
01 - Darkseid Destroyer
02 - Delta Probe One (Super Delta)*

Checklist da 3ª série
-Figuras
01 - Cyborg
02 - Cyclotron
03 - Golden Pharaoh
04 - Mister Miracle
05 - Mr. Freeze
06 - Orion
07 - Plastic Man
08 - Samurai
09 - Shazam
10 - Tyr



-Veículos
01 - Batcoptero*
02 - Justice Jogger
03 - Kalibak Boulder Bomber

- Mail order (boneco vendido exclusivamente pelo correio

01 - Clark Kent


Como os bonecos do filme do Batman eram um sucesso, a DC Comics transferiu o direito dos personagens e a fabricação e continuidade da série Super Powers para empresa
Toy Biz, que relançou alguns personagens com uma melhoria nos detalhes, juntamente com alguns personagens novos. Mas a série tinha um novo nome DC Super Heroes.

Mas a importancia da série Super Powers não está só no carinho dos colecionadores e no fato de ser uma série inovadora. Está na revolução que ele proporcionou. Quando os G.I.Joe (Comandos em Ação) foram lançados as figuras de ação basicamente eram conceituadas nos formatos de bonecos como o Falcon de 20 a 30 cm com articulações e roupas de tecido. Mudaram-se os padrões e diversa coleções foram lançadas, pois no formato 3" 3/34 (3 polegadas e 3/4) até 5" (polegadas) economizava-se material com o qual poderia-se lançar novos personagens ou novas séries. A maioria das coleções que foram lançadas na década de 80 eram baseadas em personagens de Animações, Filmes, Seriados de TV ou personagens criados especialmente como brinquedos. Não havia até o momento nenhum tema que oferecesse aos fabricantes e aos colecionadores uma constante manutenção ou continuidade. Super Powers proporcionou isso. Seus personagens estavam presentes em mídias variadas (Revistas, Tv, Cinema) e nos mais diversos tipos de produtos, desde alimentos até roupas, o que levou milhares de pessoas a adquirir os bonecos. Não havia nenhuma coleção de Action Figures cujos personagens tivessem tamanha abrangência. Embora Secret Wars tenha sido lançada antes, os personagens da Marvel não contava com o respaldo de midia televisiva do mesmo nível que a Dc Comics.
Super Powers foi a série que revolucionou o mercado de action figures no mundo inteiro porque deu vida aos personagens em quadrinhos e até hoje é referencia. A partir deste fato diversos outros personagens da Marvel, DC e outras editoras, ganharam seus bonecos e coleções. Personagens como Batman, Homem Aranha, Superman e recentemente Homem de Ferro e Wolverine tornaram-se os que mais possuem figuras de ação.

9 comentários:

  1. Vc saberia me dizer se todos os super powers lançados pela Estrela vinham com a marca Estrela nas costas? Grato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Meu Jovem, os Bonecos Super powers lançados pela estrela Tem o nome Estrela SA nas costas, os fabricados pela kenner naõ tem nada nas costas!

      Excluir
    2. Depende, alguns tem outros não, tenho algumas figuras que não tem a marca da estrela inclusive uma figura do Aquaman que estava lacrada e após eu abrir a mesma (sim cometi esse sacrilégio kkkk) a mesma não tem o logo da estrela ???, como hoje em dia é raro encontrar uma figura lacrada e que alguém tenha a coragem de abrir, das que possuo e tenha certeza são as do Aquaman e a do Darkseid que não tem a marca e Mulher Maravilha e Batman possuem, tenho quase todas as figuras da coleção mais as demais não sei o que é da Estrela, Kenner, Pacipa, etc....

      Excluir
    3. Meu e-mail: engelsaboia@hotmail.com

      Excluir
  2. Você tem algum boneco super powers que gostaria de vender? Meu e-mail é teles7gilson@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Você tem algum boneco super powers que gostaria de vender? Meu e-mail é teles7gilson@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Let's make a deal on that estrela Hawkman I have some very rare super powers I could trade or make a cash offer USD email me at saveyourself195.ls@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Cara que nostalgia boa. Da primeira leva de 10 eu tive 8 bonecos, da segunda leva de 7 eu tive só 2. Tive o Batmóvel, super móvel e super delta. Além do Batman negro. Muito legal o seu artigo, me levou de volta para os anos 80.

    ResponderExcluir